Refrigerante e a quantidade de açúcar
dezembro 17, 2019
Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia – Um olhar de conscientização
Fevereiro 6, 2020

O que significa o Janeiro Branco?

Tão importante quanto cuidar da saúde física é cuidar da mente. Por isso apoiamos a campanha #janeirobranco, que foi criada para promover a Saúde Mental, trazendo mais profundidade e conhecimento sobre este tema.

Por que janeiro? Trata-se de um mês em que as pessoas estão mais propensas a refletir sobre a vida, relações sociais e questões existenciais. A data é apenas para chamar a atenção, pois os cuidados com a mente e a busca por alternativas para a redução ao estresse devem ocorrer o ano todo. Já a cor branca remete a uma folha em branco, ou a uma tela limpa, na qual enxerga-se o novo, a possibilidade de reorganizar as histórias da própria vida.

Buscar o cuidado com a saúde emocional não é, e não deve ser, motivo para vergonha. Nossa vida hoje é cercada por “aparências”, postamos fotos nas redes sociais, em nossos melhores momentos e ângulos, sempre felizes e transparecendo o que, muitas vezes, não é de fato nossa realidade constante. E como consequência disso, cuidar da saúde mental sinaliza, indevidamente, uma fraqueza.

A verdade é que cada um de nós pode sofrer com estresse, ansiedade, tristeza ou até mesmo depressão. A incidência destes distúrbios está aumentando muito nos últimos anos, por isso a busca pelo autoconhecimento torna-se tão relevante atualmente. Conversar e dividir seus problemas, frustrações, anseios e angústias, também são formas eficazes de lidar com as nossas questões.

O mesmo vale para as empresas e corporações, pois da mesma forma que as emoções são capazes de interferir em nossa saúde e no surgimento de doenças, o ambiente de trabalho também pode adoecer. As maiores queixas atribuídas ao trabalho estão relacionadas ao estresse, porém é preciso entender que não é a atividade em si que se esgota, e sim o ambiente profissional formado pelas pessoas, por todos nós. As empresas devem estar atentas a este cenário e investir também nos cuidados emocionais de seus colaboradores.

Está sem ideia de como abordar este tema com seus colaboradores? Produzimos conteúdos em diversos formatos e oferecemos um conjunto de ações presenciais como mindfulness, dinâmicas em grupo, palestras e outras técnicas para trabalharmos estas questões de forma customizada em sua empresa.

Nossa equipe está pronta para lhe atender, entre em contato conosco!


Com mais de 15 anos de experiência, Bianca Vilela é graduada em Educação Física pela UNESP, pós-graduada em Fisiologia do Exercício e mestre pela Escola Paulista de Medicina. Ela é fundadora e diretora da empresa Bianca Vilela Saúde Corporativa. Equipe Bianca Vilela Saúde Corporativa.

error: Conteúdo Protegido