Em geral, entende-se ter saúde mental como o oposto de doença mental, ou a ausência de psicopatologia, ou seja, um estado de saúde normal.
No entanto, a ausência de sintomas psiquiátricos é apenas a parte visível de uma normalidade objetiva, mas não revela outros aspectos importantes da saúde mental, como resiliência, capacidade mental, etc.
Assim, para ter saúde mental não basta a ausência de sintomas psiquiátricos, mas é necessária a presença de capacidades e recursos para enfrentar as dificuldades da vida, não adoecendo, e viver em bem estar psíquico, ou seja, ter robustez mental.
Algumas capacidades indicadoras de saúde mental e que podem ser melhoradas são: a de adaptação ao trabalho, a de estabelecer relações afetivas estáveis e duradouras, a resiliência, a inteligência emocional, a maturidade, a autonomia, capacidade para estar só, etc.
A pessoa com saúde mental sente-se bem, feliz, com alegria. Estes sentimentos subjetivos advêm do bem-estar conseguido, por exemplo, com o autocontrole, auto eficácia, amar e ser amado e não o obtido através do uso de drogas, comportamentos de risco ou satisfação imediata de necessidades primitivas.
Também temos de distinguir que o facto de vivenciarmos emoções negativas não significa ausência de saúde mental. No caso de perda, luto, tragédia, etc., a capacidade de reconhecer e lidar com as próprias emoções negativas e as dos outros é um sinal de saúde mental.
Ter saúde mental é…
– Estar bem consigo mesmo e com os outros;
– Aceitar as exigências da vida;
– Saber lidar com as boas emoções e também com aquelas desagradáveis, mas que fazem parte da vida;
– Reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário;
Lembre-se
Todas as pessoas podem apresentar sinais de sofrimento psíquico em alguma fase da vida.
Para manter sua saúde mental em dia…
– Mantenha sentimentos positivos consigo, com os outros e com a vida;
– Aceite-se e às outras pessoas com suas qualidades e limitações;
– Evite consumo de álcool, cigarro e medicamentos sem prescrição médica;
– Não use drogas;
– Leia livros, revistas, jornais ou artigos;
– Tenha boas amizades;
– Reserve tempo em sua vida para o lazer, a convivência com os amigos e com a família;
– Mantenha bons hábitos alimentares, e pratique atividades físicas regularmente.
– Procure ter uma boa noite de sono.