Atualmente nos deparamos no supermercado com corredores a perder de vista com vastas gôndolas de bebidas e nesse momento nos bate aquele desespero de qual opção escolher. Vamos excluir o fator preço e ressaltar as principais diferenças entre: suco, néctar e refresco e assim tentar facilitar nossa ida ao mercado.
1. SUCO é feito exclusivamente por fruta (90-100%) e algumas vezes, acrescida uma pequena quantidade de água. No suco não pode conter corantes, conservantes, aromatizantes, etc. Além disso não pode conter grandes quantidades de açúcar (menos que 10% em peso), e quando adoçado o suco precisa vir com o termo:”adoçado”.
2. NÉCTAR, ao contrário do que muitos pensam, não tem nada a ver com as flores. Néctar é uma bebida que apresenta quantidade de suco ou polpa (25-50%) diluída em água ou extrato vegetal, apresentando grande quantidade de açúcar (da própria fruta + do fabricante), além de conservantes, aromatizantes e todos os demais.
3. REFRESCO é uma bebida que contém a menor quantidade de polpa ou extrato de fruta (10-20%) diluída em água, suco de fruta, polpa ou extrato vegetal. Destaca-se pela presença dos corantes e aromatizantes além de ser campeã na concentração de açúcar. Vamos dizer que equivale a um “refrigerante de frutas”, quer dizer, sem dúvidas a pior opção entre estas três.
Por isso é importante que tenhamos sempre em mente que as opções mais encontradas nos mercados não são sucos, e sim o néctar e o refresco. Por isso, é fundamental a atenção aos rótulos, fique de olho para não levar gato por lebre!
Os fabricantes são obrigados a descrever no rótulo tudo aquilo que contém no produto e acima de tudo, nos dizer o que realmente é aquele produto.
Muitas vezes pelo senso comum, chamamos tudo de suco e por isso algumas marcas que vendem apenas néctar ou refresco levam a boa fama. Portanto lembrem-se, ao escolher por uma bebida prefira o suco, se não for possível preparar e precisar comprar opte pelos integrais e de preferência os orgânicos.
EQUIPE BIANCA VILELA SAÚDE CORPORATIVA