Em maio deste ano, a MCKinsey & Company divulgou a pesquisa Winning the Recovery – O novo consumidor pós COVID, trazendo números otimistas a respeito do cenário de saúde e qualidade de vida entre os brasileiros. De acordo com a pesquisa, 60% estavam dispostos a consumir mais produtos frescos e não industrializados e 80% dos consumidores sinalizaram iniciar alguma atividade física dentro de casa.
Contudo, recentemente foi publicada uma nova pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, em parceria com a Unicamp e com a Universidade de Federal de Minas Gerais (UFMG), apontando que o estado de saúde piorou (um pouco ou muito) para 26,5% dos adultos e a ingestão de bebida alcoólica aumentou em 18,4% durante pandemia.
Mais inquietante ainda é a queda brusca do percentual de indivíduos ativos, aqueles que praticam pelo menos 150 minutos de atividades físicas semanais. Antes da pandemia, a média de indivíduos ativos era de 30,5%, marca que caiu para 14,2% nos dias atuais, revelando que mais de 85% da população está sedentária!
Isso reflete em dois cenários: o primeiro, mostrando a intenção otimista das pessoas frente a planejar seu futuro. Entretanto a prática revelou exatamente o contrário. Sabemos o quanto os hábitos são fundamentais para a saúde física e mental, contudo não vejo políticas de saúde públicas assertivas para conter a avalanche que veremos em pouco tempo.
Já se passaram mais de 120 dias de isolamento social, mudança de regras, novos hábitos e condutas, tudo o que chamamos de #novonormal. Porém algo que não pode ser mudado é o nosso cuidado com a saúde integral. É preciso voltar a atenção para o ser humano, repensar os hábitos, evitar os vícios e claro, buscar novas formas de nos mantermos saudáveis.
Será que estamos tomando todos os cuidados necessários com nossa saúde? Precisamos encarar a dura realidade e colocar nossa saúde nos trilhos novamente!
Links:
Pesquisa McKinsey: https://bit.ly/2OHCzeE
Pesquisa UNICAMP: https://bit.ly/2WquZta
Bianca Vilela
Palestrante
Mestre Fisiologista do Exercício
Especialista em Saúde Corporativa
bianca@34.106.124.248
São Paulo – SP