Você sabia que além da intolerância a lactose (IL) também temos a alergia a proteína do leite de vaca (APLV)?
A ALERGIA é uma reação do sistema de defesa do organismo às proteínas dos alimentos, de ácaros, de pólen, de pelo de animais, etc. Portanto, a APLV é uma reação do sistema imunológico às proteínas do leite de vaca (ex: caseína, alfa- lactoalbumina, beta-lactoglobulina). Ela é muito mais comum em crianças, especialmente em bebês. Adultos raramente têm alergia à proteína do leite de vaca.
Os sintomas da APLV podem ocorrer em minutos, horas ou dias após a ingestão de leite de vaca ou derivados, de forma persistente ou repetitiva.
São eles:
• Digestivos: Vômitos, cólicas, diarreia, dor abdominal, prisão de ventre, presença de sangue nas fezes, refluxo, etc.
• Cutâneos: Urticária, dermatite atópica de moderada a grave, respiratórios (asma, chiado no peito e rinite).
A INTOLERÂNCIA é decorrente da dificuldade do organismo em digerir e absorver à lactose, açúcar do leite, devido à diminuição ou da ausência de lactase, enzima que digere a lactose. É mais comum em adultos e idosos do que em crianças. Também pode ser uma consequência, às vezes temporária, em casos de diarreia prolongada ou doenças inflamatórias intestinais. Nos sintomas encontramos apenas queixas intestinais como diarreia, cólicas, gases e principalmente distensão abdominal (barriga estufada) sendo que eles podem ocorrer em minutos ou horas após a ingestão de produtos que contenham a lactose.
Mas não se auto diagnostique, o diagnóstico de ambas deve ser realizado por um médico, por meio da observação dos sintomas associado à ingestão do alimento suspeito e no caso da APLV o diagnóstico é confirmado apenas quando há remissão dos sintomas durante a dieta isenta das proteínas do leite e, retorno após o Teste de Provocação Oral. Esse teste consiste em reintroduzir o leite em pequenas e progressivas doses e deve ser realizado na presença do médico.
LEMBRE-SE: A expressão “alergia à lactose” é errada e não existe, pois, a alergia é uma reação à proteína e a lactose é um açúcar.
Com mais de 15 anos de experiência, Bianca Vilela é graduada em Educação Física pela UNESP, pós-graduada em Fisiologia do Exercício e mestre pela Escola Paulista de Medicina. Ela é fundadora e diretora da empresa Bianca Vilela Saúde Corporativa.
Equipe Bianca Vilela Saúde Corporativa.