Será que já paramos para pensar o quanto somos diferentes dos homens? E quantas nuances temos! Por isso a importância de entender nossas características.
Além das diferenças, precisamos entender que o conceito de saúde é muito mais amplo que a simples ausência de doenças. E como está mulher neste cenário? Para ampliar esta discussão, convidei o ginecologista, obstetra e expert em saúde da mulher Dr. Fabiano Elisei Serra, a fim de que possamos extrair dicas preciosas para potencializar nossa saúde integral.
E vamos as dicas do especialista:
- Precisamos nos alimentar melhor, com baixo consumo de alimentos ultraprocessados. Prefira os alimentos in natura ou minimamente processados;
- Olha a água mineral! Faça a ingestão de bastante água ao longo do dia. Multiplique o número 35 por seu peso corporal, pois este é o número (em ml) ideal para você;
- Exercitar-se pelo menos 150 minutos por semana. A constância determinará o resultado, por isso torne esta rotina um hábito;
- Sempre que puder, durma cedo. Dormir o suficiente para recuperação do corpo, esta é uma grande oportunidade diária que a natureza nos dá;
- E aqui vai uma dica importante: devemos evitar bebidas alcóolicas e cigarro. Estas substâncias são muito nocivas para a saúde feminina.
- Como está a frequência nas visitas ao ginecologista? Não podemos deixar a peteca cair! Exames clínicos e periódicos são fundamentais para que mantenhamos a saúde em dia.
Devemos encarar a saúde como um projeto de vida de qualidade. Viver bem, viver mais tempo, porém sem limitações. Precisamos viver em sintonia com a nossa essência.
Vamos encarar juntas esta jornada?
Bianca Vilela
bianca@biancavilela.com.br
Biaca Vilela é autora do livro Respire, mestre em fisiologia do exercício pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Aqui no Canal Saúde fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos.
Instagram: @biancavilelaoficial