Ainda existem muitas dúvidas a respeito deste assunto, o metabolismo se refere a uma série de transformações do organismo, no que diz respeito a dieta e atividade física, quer dizer, ao estilo de vida de cada um.
Sabe-se que 70% da energia que um indivíduo consome por dia estão relacionadas às funções vitais, como a respiração, batimentos cardíacos, digestão e na manutenção da temperatura corporal. Denominamos este processo como metabolismo basal.
Porem nem todos possuem o mesmo índice. Todos nós conhecemos alguém que é super magrinho e come demais e também aqueles que comem pouco e engordam com muita facilidade, não é? A velocidade do nosso metabolismo depende de inúmeros fatores: hereditariedade, gênero, dieta, estilo de vida, idade e principalmente a quantidade de massa muscular! Simmmmmm, quanto mais músculo tivermos, mais acelerada a taxa metabólica. Sejamos francas, a natureza não foi boazinha com as mulheres, já que tendemos a ter menos massa muscular que os homens.
O metabolismo basal é a principal ferramenta para quem quer estar dentro do peso desejado e fugir do efeito sanfona! O processo de emagrecimento não é tão obvio e matemático como parece, quem apenas se preocupa com as calorias, sem se preocupar com o contexto geral, acaba sofrendo com o efeito emagrece-engorda.
Atualmente existe um hall infindável de dietas milagrosas, como por exemplo, dietas sem carboidrato, dieta liquida, dieta frugal, dieta com jejum, entretanto se usadas por períodos prolongados, todas podem levar à perda de massa magra, algo tão precioso e difícil de conseguir! Estas podem sim ser usadas em pequenos períodos, para desintoxicar, ou dar um up na largada do processo de emagrecimento, mas não podem ser usadas constantemente como “muletas”. Temos, de uma vez por todas, nos conscientizar que a única saída é a reeducação alimentar, sem radicalismos. Devemos entender também que no processo o de emagrecimento é sim um pouco mais restritivo e “sofrido”.
ESTE CALCULO É BASTANTE SIMPLES, ABAIXO UM LINK PARA VOCÊ CALCULAR:
http://bemstar.globo.com/index.php?modulo=avaliacao_fisica_tmb
São 3 os principais fatores que manterão seu metabolismo a todo vapor:
- Dieta equilibrada, contendo alto teor de proteína, sem é claro abolir carboidrato complexo;
- Treinamento físico intenso de 4 a 6 vezes por semana;
- Aumento e manutenção da massa muscular.
Tenhamos em mente que exercícios de forca são essenciais para que este processo nos beneficie, para mantermos uma boa quantidade de músculo. Não apenas antes do verão, mas esta rotina deve ser levada para vida toda!
Equipe Bianca Vilela Saúde Corporativa