A ortorexia nervosa é um novo distúrbio do comportamento alimentar caracterizado por uma obsessão para comer saudável. A pessoa ortoréxica, inicia uma busca obsessiva por normas (ou regras) de alimentação saudável. As informações são obtidas através dos meios de comunicação, porém são informações distorcidas e exageradas para ficar saudável. Dessa forma, acaba excluindo muitos alimentos considerados impuros, como corantes, conservantes, gorduras trans, açúcar, sal, agrotóxicos, pesticidas, alimentos transgênicos, entre muitos outros. Isso leva até a exclusão de grupos de alimentos considerados importantes para uma nutrição adequada podendo desenvolver quadros de carências nutricionais ou distúrbio da conduta alimentar.
O problema é que a pessoa ortoréxica não procura ajuda porque acredita que está fazendo a escolha correta porém, além do nutricionista, existe a necessidade de um encaminhamento para psiquiatra e psicoterapeuta, pois a dieta “saudável” acaba tomando conta da vida dessas pessoas, já que elas se isolam para conseguir se alimentar dessa forma, sendo assim, acabam deixando de sair com as pessoas, como amigos, familiares e é complicado até mesmo em manter relacionamentos.
A ortorexia não foi reconhecido como diagnóstico no manual de psiquiatria, DSM-V, porém apresenta atualmente mais de 30 trabalhos científicos e deve ser considerada como critério diagnóstico definido em um futuro próximo.
Com mais de 15 anos de experiência, Bianca Vilela é graduada em Educação Física pela UNESP, pós-graduada em Fisiologia do Exercício e mestre pela Escola Paulista de Medicina. Ela é fundadora e diretora da empresa Bianca Vilela Saúde Corporativa.
Equipe Bianca Vilela Saúde Corporativa.