Manter um estilo de vida saudável é a melhor maneira de viver mais e se manter longe de problemas de saúde, mas a falta de tempo e o cansaço acabam tornando as pessoas cada vez mais acomodadas e sedentárias.
O sedentarismo acontece quando a pessoa gasta poucas calorias diárias com qualquer tipo de atividade física, mas não está ligado diretamente a não praticar esportes. As atividades físicas podem ser caminhar até o trabalho, realizar funções profissionais que requerem esforço físico e até limpar a casa.
A falta de atividade física sempre foi associada como um fator de perigo para a saúde e se combinada com uma má alimentação, contribui para o surgimento de diversas doenças como hipertensão arterial, aumento do colesterol ruim, diabetes, obesidade e doenças do coração.
A inatividade prolongada aumenta as chances do aparecimento da artrite e da osteoporose. Com isso, os ossos perdem a força e tendem a se tornar mais fracos e quebradiços. Entre os perigos do sedentarismo, está também a aceleração do processo de envelhecimento.
Para combater o sedentarismo, o primeiro passo é fazer pequenas mudanças nos hábitos diários. Exercícios como subir escadas em vez de utilizar elevadores, andar de bicicleta, passear com o cachorro são exercícios simples, mas que proporcionam bem estar físico e mental e reduzem os danos causados por um estilo de vida sedentário.
Se quiser optar por praticar algum esporte ou encarar a academia, consulte profissionais especializados, como nutricionistas e educadores físicos, para buscar orientações sobre como fazer isso da maneira adequada e com segurança.
Dez dicas para fugir do sedentarismo no dia a dia
- Não fique parado, sentado ou deitado o dia inteiro, sempre que possível faça um caminhada.
- Suba pelas escadas até três andares, e desça até cinco. Ou mais, se o preparo físico permitir (por favor, sem salto alto, pois isto desequilibra e pode levar a quedas e entorses. Também não é adequado para quem tem doença ortopédica em joelhos e tornozelos).
- Guarde o controle remoto da televisão à noite. Isso obrigará você a caminhar para trocar de canal, justamente após o jantar, ajudando o processo de digestão.
- Se utilizar ônibus ou metrô, desça uns 500 metros antes do trabalho ou da faculdade, para caminhar um pouco (desde que a segurança o permita).
- Em shoppings, evite elevador, vá pela escada.
- Faça ginástica laboral em seu ambiente de trabalho.
- Faça pequenos serviços domésticos. Limpe a casa (300 kcal/hora); passeie com o cachorro (150 kcal); arrume a cama (60 kcal/hora).
- Limite o uso do automóvel para saídas superiores a um quilômetro, exceto se tiver de carregar muitas compras ou outros objetos pesados.
- Não combine horas à frente da televisão com alimentos que só engordam. Levante-se, caminhe um pouco e, se tiver fome, prefira frutas a salgadinhos, biscoitos e outras tentações (se não tiver jeito, coma gorduras boas – nozes, amêndoas ou castanha do Pará). Sua saúde agradecerá!
- Procure amigos para acompanhar na prática dos exercícios. Assim, criará uma fonte de motivação a mais para treinar.
EQUIPE BIANCA VILELA SAÚDE CORPORATIVA