Você gosta de ir a academia todos os dias, de ver seus amigos e de sentir aquele prazer pós-exercício. E se não for academia, é o treino de corrida. Ir até o parque, encontrar seu treinador e os parceiros de treino. Fora quando não faz a série de musculação e corrida no mesmo dia. Atividade física é bom, todo mundo sabe. Mas será que você está exagerando?
O overtraining continua sendo um problema nas academias. Ele pode gerar desequilíbrio metabólico e lesões osteomusculares (nas articulações e nos músculos). Então fica aqui a dica: Não é indicado fazer duas aulas intensas de aeróbio no mesmo dia, principalmente se as atividades envolverem impacto e sobrecarga articular. Entretanto, caso a praticante não tenha alguma restrição, realizar de vez em quando a prática estendida para queimar algum excesso (um jantar muito calórico na noite anterior, por exemplo) é aceitável.
O bom e velho “casamento” entre aeróbio e musculação também é sempre bem-vindo. O fortalecimento muscular promove estabilidade e proteção para as articulações, além de elevar o metabolismo basal nas alturas e o aeróbio oferecerá grande queima calórica. Mas converse com o seu treinador. Somente alguém que é especialista no assunto e acompanha seus treinos e sua evolução de perto saberá dizer o que é melhor pra você.
“Mas eu vou à academia todos os dias para emagrecer e ainda assim não consigo”, você pensa. É sempre bom lembrar que a nutrição é responsável por mais da metade do resultado. Temos alimentos potentes que devem ser usados como braço direito do treino. Não adianta se matar durante três horas na academia e não se preocupar com a dieta. Minha dica: Faça 1 hora de exercício por dia (alternando fortalecimento e aeróbio), por cinco vezes por semana, e tenha uma alimentação equilibrada diariamente.
Com mais de 15 anos de experiência, Bianca Vilela é graduada em Educação Física pela UNESP, pós-graduada em Fisiologia do Exercício e mestre pela Escola Paulista de Medicina. Ela é fundadora e diretora da empresa Bianca Vilela Saúde Corporativa.